Em 1980 Edward L. Bernays, num encontro na
Universidade Boston, proferiu que: “Public Relation is the practice of social
responsibility. It holds
the key to America`s future”. A Responsabilidade Social para com
os públicos é uma área de extrema importância para as Relações Públicas.
Aplicando à visão das
empresas, o factor público, a envolvente social e a sua responsabilidade para
com ambos, tornou-se a principal razão para uma empresa/organização possuir um
Relações Públicas. (Grunig 1984) refere que uma das principais causas de uma
organização possuir um Relações Públicas é a responsabilidade social, ou a
responsabilidade para com o público. Uma das funções do Relações Públicas é a
de fornecer informação à organização de modo a que esta compreenda, quando o
público considera que houve um comportamento irresponsável, sugerindo
posteriormente como a empresa pode superar essa falha. Ao mesmo tempo deve
ajudar o público a compreender o comportamento da organização, para que o
julgamento de qualquer comportamento levado a cabo pela organização, seja feito
com base no conhecimento total de todos os factores intervenientes. Além de
ajudar a organização a compreender o público, ajuda o público a compreender o
comportamento da organização.
Com a imagem apresentada, categorizaram-se as 3 áreas que a Responsabilidade Social pode
abranger. Preston e Post mencionados por Grunig, afirmam que a empresa deve ter
responsabilidade até à segunda categoria, não se envolvendo nos problemas
socias, como por exemplo: na educação, na saúde, entre outros. Responsabilidade
Social é substituída para os autores Preston e Post por responsabilidade para
com os públicos, designação que usam para distinguir as envolventes primárias e secundárias.
Explanando que o termo Responsabilidade Social acarreta a terceira envolvente “os
problemas gerais da sociedade”. Para estes dois autores o termo Responsabilidade
Social não tem fronteiras delimitadas, logo a organização nunca consegue
perceber onde começa e onde acaba a sua responsabilidade.
Voltando ao início, à citação de
Bernays, Grunig acredita que a própria afirmação sugere que Relações Públicas e
Responsabilidade Social são sinónimos. No entanto a visão de Post e Preston é
diferente. Apesar
de diferentes visões, ambas têm em comum a importância que dão ao público e
ambas reconhecem a relevância da actividade do Relações Públicas, no entanto, o
tema Responsabilidade Social é mais abrangente e concerne mais
responsabilidades que o termo responsabilidade para com o público.
GRUNIG, James E. (1984); “Managing Public
Relations” Holt, Rinehart and Winston, Inc.
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