domingo, 3 de junho de 2012

As Áreas das Responsabilidade Social


Existem quatro áreas onde a responsabilidade social tem um maior impacto e suscita maiores preocupações: são nos consumidores, nos empregados, no ambiente e na sociedade em geral.

  • Os Consumidores são a razão pela qual a empresa existe. Por isso, acabam por ser os consumidores uma das primeiras preocupações no que respeita à responsabilidade social. As preocupações levantadas são sobretudo relacionadas com a segurança dos produtos, com a qualidade, com o design e com os preços justos, que as empresas lançam no mercado. Assim a publicidade praticada deve fornecer informações apropriadas sobre as especificidades dos produtos colocados à venda.
  • Os Empregados são outra área relevante. Especialmente nas questões relacionadas com a segurança no trabalho, o pagamento justo do salário, sem descriminações (sexo, raça, idade, etc.), potenciar a sua formação e assistência aos empregados com problemas. Este aspeto pode-se dar por duas razões: ou porque as próprias empresas estão cada vez mais conscientes, ou simplesmente porque os sindicatos dos trabalhadores ou os governos assim obrigam as organizações.
  • O ambiente é a área onde a visibilidade para ações de responsabilidade social aumentaram exponencialmente nos últimos tempos. Esta visibilidade advém especialmente da crescente consciencialização da necessidade de preservar a natureza. As preocupações de higiene, segurança, ações contra a poluição, desenvolvimento de embalagens e produtos biodegradáveis, a reciclagem, o tratamento de produtos nocivos, são o conjunto de medidas levadas a cabo por empresas em ações de responsabilidade social na perspetiva do ambiente.
  • A sociedade em geral faz a avaliação lata do desempenho das empresas no que diz respeito ao seu impacto social. Mede o progresso da empresa em relação aos seus objetivos. Traduz-se nos apoios que presta na educação, saúde, no próprio desenvolvimento da comunidade e na clareza e transparência das informações fornecidas.  

Fonte: TEIXEIRA, Sebastião (1998); “Gestão das Organizações”, Editora McGraw-Hill de Portugal, Amadora)

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