sexta-feira, 8 de junho de 2012

RSE do Panorama Global ao Panorama Português


Panorama Global da Responsabilidade Social Empresarial
Tem sido demonstrado ao longo das mensagens publicadas neste blog que a responsabilidade social das empresas é o centro das atenções, quer seja pela própria envolvente social onde estão inseridos, quer pelos media ou alvo de estudos académicos.
  • As condutas empresariais variam, umas genuinamente éticas e socialmente responsáveis, outras utilizam a responsabilidade social como uma mera ferramenta acessória (o meio para se atingir lucros). Seja qual for o caminho que seguem pode-se referir o seguinte:
  • As origens de onde as empresas recebem pressões para aplicarem condutas socialmente responsáveis, são de fonte diversa (clientes, fornecedores, organismos internacionais, comunidade, etc.).
  • Existem líderes de empresas globais que se preocupam verdadeiramente com os impactos que a ação da empresa pode ter, envolvendo-se em atividades que lidem de perto com estes problemas.
  • Pode também ocorrer que a empresas estejam simplesmente a seguir uma “moda”. As empresas vêm-se compelidas a possuírem políticas de responsabilidade social, muitas das vezes com o objetivo de melhorar a sua reputação, ou então para não afetarem a sua posição no mercado

Isto porque existe uma quantidade crescente de investidores que procuram empresas socialmente responsáveis para investirem os seus recursos.

Em Portugal podemos observar o seguinte:

  • Códigos de ética e de conduta são cada vez mais aplicados pelas organizações.
  • O número de empresas que apoiam causas sociais tem vindo a aumentar. Praticando o “marketing de causas” onde é cedido tempo aos seus trabalhadores para se integrarem numa causa social de uma determinada organização numa perspetiva de voluntariado.
  • Ao consultarmos a internet e as redes sociais podemos ver que cada vez são mais as empresas que publicam relatórios de sustentabilidade.
  • Muitas empresas fazem parte de redes internacionais e de organizações de SER, aderindo a protocolos e a princípios internacionais de conduta.
  • Algumas empresas adquiriram certificações ambientais.
  • Começa-se a observar o aparecimento de empresas com certificações de responsabilidade social.
  • Nota-se também um crescimento das empresas que concorrem aos prémios de distinções sociais, ambientais e éticas.
  • Existem já empresas a integrarem o índice de sustentabilidade.
  • Há cada vez mais eventos e workshops que visam melhorar a formação e sobretudo divulgar alguns princípios e práticas importantes.
  • No mundo académico, têm-se realizado investigações e têm sido inseridas disciplinas nos planos de estudo.
É um facto que muitas vezes a RSE é levada como uma filantropia, ou os códigos de ética refletem meramente modismos e que os seus princípios não são aplicados nem na política nem na prática quotidiana da empresa. Mas é também notório que se têm dado grandes modificações na formulação de estratégias e na prática de muitas empresas.

Fonte: REGO, Arménio, CUNHA, Miguel, COSTA, Nuno, GONÇALVES, Helena, CABRAL-CARDOSO, Carlos (2007), "Gestão Ética e Socialmente Responsável", Editora RH, Lisboa


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