sexta-feira, 16 de março de 2012

Responsabilidade Social Empresarial (O Impacto Ambiental)


Ao aceder ao site da Sic Notícias deparei-me com esta notícia: EDP, PT e Sonae foram distinguidas entre as empresas mais éticas do mundo pelo instituto Ethisphere (centro de investigação internacional de 'think-tank' dedicado à criação, desenvolvimento e partilha das melhores práticas na ética dos negócios, responsabilidade social corporativa, anticorrupção e sustentabilidade).

Esta distinção demonstra a crescente preocupação com o ambiente, com políticas de responsabilidade social e também a importância da ética nos negócios. É nesta linha de ideias que nasceu este post.


A atuação de algumas empresas tem grandes impactos ambientais na sociedade. As Empresas devem assegurar a manutenção do ambiente e não só, devem perspetivar a melhoria da qualidade de vida do meio social onde se encontram inseridas. Uma empresa socialmente responsável acaba por gerar valor não só para si (notoriedade), mas também para quem a rodeia.
O ambiente revelou-se uma preocupação para os cidadãos, logo as empresas começaram a sentir a necessidade de implementar princípios ecológicos na sua ação ou na sua estratégia empresarial. Uma empresa que se queira manter competitiva não pode descurar o desenvolvimento sustentável.
O Parecer de Iniciativa sobre a Responsabilidade Social (2003) assume a Responsabilidade Social das Empresas como: “a integração voluntária pelas empresas das preocupações sociais e ambientais nas suas atividades comerciais e nas suas relações com todas as partes”. Não esquecendo que a empresa é uma comunidade formada por diversos agentes (acionistas, gestores, colaboradores) que todos eles devem ter a sua parte de responsabilidade comum.
A noção de Responsabilidade Social Empresarial segundo o Parecer da Iniciativa sobre a Responsabilidade Social (2003), diz respeito à ação voluntária das empresas onde estas interiorizam práticas sociais e ecológicas nas suas atividades e preocupações, com os seus diversos públicos contribuindo de forma positiva para a Sociedade e também para o meio ambiente.

Fonte: PARECER de Iniciativa sobre a Responsabilidade Social das Empresas. Aprovado no Plenário de 17 de janeiro de 2003. www.ces.pt .

Sem comentários:

Enviar um comentário