domingo, 4 de março de 2012

Responsabilidade Social / Responsabilidade para com o Público

A Responsabilidade Social não é um tema recente, apesar de parecer, pois algumas empresas só se aperceberam da sua importância à relativamente pouco tempo. Ou pelo menos aperceberam-se que era importante ter uma política de Responsabilidade Social, ainda mesmo que não saibam muito bem o que isso significa.

Em 1980 Edward L. Bernays, num encontro na Universidade Boston, proferiu que: “Public Relation is the practice of social responsibility. It holds the key to America`s future”. A Responsabilidade Social para com os públicos  é uma área de extrema importância para as Relações Públicas.

Aplicando à visão das empresas, o factor público, a envolvente social e a sua responsabilidade para com ambos, tornou-se a principal razão para uma empresa/organização possuir um Relações Públicas. (Grunig 1984) refere que uma das principais causas de uma organização possuir um Relações Públicas é a responsabilidade social, ou a responsabilidade para com o público. Uma das funções do Relações Públicas é a de fornecer informação à organização de modo a que esta compreenda, quando o público considera que houve um comportamento irresponsável, sugerindo posteriormente como a empresa pode superar essa falha. Ao mesmo tempo deve ajudar o público a compreender o comportamento da organização, para que o julgamento de qualquer comportamento levado a cabo pela organização, seja feito com base no conhecimento total de todos os factores intervenientes. Além de ajudar a organização a compreender o público, ajuda o público a compreender o comportamento da organização.
Com a imagem apresentada, categorizaram-se as 3 áreas que a Responsabilidade Social pode abranger. Preston e Post mencionados por Grunig, afirmam que a empresa deve ter responsabilidade até à segunda categoria, não se envolvendo nos problemas socias, como por exemplo: na educação, na saúde, entre outros. Responsabilidade Social é substituída para os autores Preston e Post por responsabilidade para com os públicos, designação que usam para distinguir as envolventes primárias e secundárias. Explanando que o termo Responsabilidade Social acarreta a terceira envolvente “os problemas gerais da sociedade”. Para estes dois autores o termo Responsabilidade Social não tem fronteiras delimitadas, logo a organização nunca consegue perceber onde começa e onde acaba a sua responsabilidade.
Voltando ao início, à citação de Bernays, Grunig acredita que a própria afirmação sugere que Relações Públicas e Responsabilidade Social são sinónimos. No entanto a visão de Post e Preston é diferente. Apesar de diferentes visões, ambas têm em comum a importância que dão ao público e ambas reconhecem a relevância da actividade do Relações Públicas, no entanto, o tema Responsabilidade Social é mais abrangente e concerne mais responsabilidades que o termo responsabilidade para com o público.

GRUNIG, James E. (1984); “Managing Public Relations” Holt, Rinehart and Winston, Inc.


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